Empreendedores sustentáveis buscam modelos de negócio para trabalhar com impacto socioambiental

A preocupação com o meio ambiente está cada vez mais em alta com os consumidores e também empresas. Diversos empreendedores já estão em busca de modelos de negócio para trabalhar com o impacto socioambiental.

Esse tipo de negócio mescla a geração de riquezas com o caráter social e/ou ambiental, gerando um impacto positivo diante dos consumidores — e também no meio ambiente.

Esses modelos de negócio envolvem questões importantes, como a reciclagem de materiais e economia de energia. Entenda mais sobre o assunto:

Empreendedores sustentáveis: quem são?

O intuito desses empreendedores, além do lucro, é criar uma ideia revolucionária que tenha um impacto socioambiental positivo. Muitas startups já adotaram algum modelo de negócio nesse sentido.

As características mais comuns desse tipo de empresa envolve o trabalho em rede, ou seja, cria-se parcerias para produzir e comercializar seus produtos.

A mão de obra também é escolhida com cuidado: combate o trabalho escravo, forçado ou até mesmo o infantil.

A escolha de fornecedores também é uma questão essencial para os empreendedores sustentáveis. Antes de escolha definitiva, todos são analisados cuidadosamente, pois eles também precisam se encaixar nesse tipo de negócio.

Por exemplo, para ser um fornecedor sustentável, ele não pode utilizar de mão de obra infantil.

O foco dessas empresas é auxiliar, de alguma forma, na melhoria da vida da população de baixa renda. Isso sem a necessidade de captação de recursos e/ou doações para sobreviver. O modelo de negócio precisa ser inovador e ter a capacidade de operar eficientemente e em grande escala.

Em outras palavras, o empreendedor sustentável possui o comprometimento de resolver os problemas socioambientais — principalmente da população de baixa renda — através de seus negócios.

Negócios para trabalhar com o impacto sociambiental

Se você tem a intenção de trabalhar com esse tipo de negócio, já deu o primeiro passo. O segundo agora é amadurecer a ideia.

O Sebrae tem programas que ajudam o empreendedor nessa questão, porém, muitas vezes é feita uma seleção e apenas um determinado número de projetos/negócios adentram ao programa.

É possível inscrever o seu projeto no site do Sebrae como pessoa física ou jurídica. Em seguida terá uma banca avaliadora selecionando os melhores.

Os candidatos aprovados irão aprender a como fazer o negócio rodar e evoluir. Eles também terão acesso a uma rede de empreendedores de impacto. Após o curso, ainda terá o direito de utilizar o selo negócios de impacto.

Essa iniciativa ajuda a todos: os empreendedores que querem começar um negócio com impacto socioambiental e a população de baixa de renda, principal beneficiada desse tipo de situação.

O impacto socioambiental pode vir de várias formas, como, por exemplo, na escolha de matéria prima. Há materiais que são menos poluentes e ainda não utilizam mão de obra escrava ou infantil.

As tecnologias limpas, como são chamadas as novas estratégias sustentáveis, estão ganhando terreno — sendo também uma ótima possibilidades para empreendedores investirem — e fazendo um excelente trabalho quando o assunto é evitar a poluição.

Outra forma de se ter um negócio sustentável é aproximar-se da população carente.

Alguns empreendedores sustentáveis promovem reuniões periódicas com os moradores das cidades em que estão presente, conhecendo suas verdadeiras necessidades e aplicando investimentos em projetos sociais e ambientais para essas pessoas.

Modelos de negócio para trabalhar um impacto socioambiental promovem o bem estar da população e de toda a sociedade e ainda são capazes de lucrar.

E você? Tem alguma ideia de negócio sustentável? Compartilha com a gente nos comentários.

Processo decisório na Toyota – O que é Lean Manufacturing e como é aplicado na prática
Tamarana Tecnologia, em parceria com os Correios, leva mais alegria às crianças no Natal

Deixe uma resposta

Your email address will not be published / Required fields are marked *