luminaria-garrafa-pet-e-cartolina

Como fazer uma luminária de Garrafa Pet

Ao invés de jogar a garrafa que você compra no mercado com suco, refrigerante ou água no lixo. Que tal utilizá-la para fazer uma luminária de garrafa pet e aproveitá-la na sua decoração utilizando o DIY?

O DIY é um conceito que surgiu a partir de idéias contra o consumismo exacerbado e a ideia de preservação ambiental.

Esse conceito é empregado para produção de diversas peças artesanais destacaremos a confecção de uma luminária de garrafa pet.


O DIY ou Faça você mesmo

O DIY (Do it yourself) é uma sigla inglesa que traduzida para o português significa “Faça você mesmo”, surgiu em 1970 a partir de idéias anticapitalistas.

Os altos custos e consumo exacerbado da década de 70 levaram as pessoas a reutilizar e produzir suas próprias peças, móveis, artigos de decoração, roupas, entre muitos outros.

A própria produção desses materiais caracteriza o conceito do DIY e hoje se tornou moda, tem sido aplicado por diversos Designers que criam sites especializados onde oferecem os serviços de “Faça você mesmo”.

Além da economia e redução na contribuição para o capitalismo o faça você mesmo tem cunho ecológico e contribui para a sustentabilidade, uma vez que se baseia na reutilização de artigos que seriam descartados.

Dentre os muitos objetos que podem ser produzidos a partir deste conceito, listamos cinco idéias do que você mesmo pode fazer e trouxemos o passo-a-passo de como produzir uma luminária com garrafas pet.

São eles:

  • Luminária de garrafa pet
  • Almofadas personalizadas
  • Decoupage em roupas
  • Porta copos
  • Filtros dos sonhos

Luminária de garrafa pet

Você pode transformar uma garrafa pet em uma linda luminária de garrafa pet, utilizando-a como um abajur para trabalhar a noite no seu computador ou para ler um livro.

Além de um objeto útil a luminária pode trazer um toque personalizado em seu ambiente, além de inspirar outras pessoas.

Muitas pessoas utilizam de várias idéias do DIY e desenvolvem um negócio empreendedor, com muita criatividade e dedicação. Que tal tentar uma experiência criando uma linda luminária.

Siga os passos a baixa para DIY sua luminária. Você vai precisar dos seguintes materiais:

Materiais

  • Uma garrafa de três ou cinco litros
  • Cartolinas ou folha A4
  • Cola quente
  • Canetinha
  • Lâmpada
  • Soquete
  • Fio

Como fazer luminária de garrafa pet

1 – Corte o fundo da garrafa pet;

2 – Coloque em prática sua criatividade e ilustre uma folha A4 ou cartolina com um belo desenho que irá revestir o exterior e conferir beleza a sua luminária.

3 – Depois de desenhar na folha A4 ou cartolina recorte o molde do desenho.

4 – Utilize a cola quente para colar em volta da garrafa o molde do desenho.

5 – Coloque cola ao redor soquete e o enfie na boca da garrafa, segure até que o tenha grudado por completo

6 – Rosqueie a lampada no soquete.

7 – Caso você tenha utilizado as colheres de plástico, retire o cabo das colheres. A parte que sobrou cole na base das colheres ao redor da garrafa está pronta sua luminária.

8- Conecte o fio a tomada e desfrute da sua linda luminária.

luminaria-de-garrafa-pet_

luminaria-de-garrafa-pet

 

Depois de pronta use e abuse de sua linda luminária se você preferir também pode utilizar na decoração de sua casa é pratico, fácil de fazer e você ainda economiza.

Através da DIY com a produção de sua luminária você estará colaborando com o meio ambiente de forma sustentável, já que se você tivesse descartado a garrafa pet ela demoraria cerca de 400 anos para se decompor, ou seja, estaria poluindo ainda mais o meio ambiente.

Para acessar a referência, clique aqui.

Reciclagem de Baterias – Infográfico Tamarana Tecnologia
Ideias de Garrafa Pet – Quatorze coisas para você fazer!

Comments

Deixe um comentário

Your email address will not be published / Required fields are marked *